Se você é como eu, tenho certeza de que já viu jogadores de futebol fracassarem durante um jogo e fingirem uma lesão. Parece acontecer em quase todos os jogos. As razões pelas quais isso acontece podem ser variadas e às vezes complicadas. Neste artigo, examinaremos esses motivos e, esperamos, explicaremos a motivação por trás deles.
Existem 5 razões pelas quais os jogadores de futebol fingem lesões:
- Para atrair a atenção do árbitro
- Para criar uma potencial oportunidade de gol
- Perder tempo
- Para punir outro jogador
- Para tentar recuperar a posse da bola
Independentemente de como você se sente em relação a um jogador de futebol que finge estar machucado, cada uma dessas razões é válida aos olhos do jogador no momento em que ele decide jogar o flop. Para entender por que, vamos analisar cada motivo antes de explicar qual é a punição para um jogador que finge uma lesão e por que às vezes as aparências enganam.

A terminologia usada no futebol para descrever a simulação de uma lesão
Antes de fazermos isso, preciso explicar rapidamente os diferentes termos usados no futebol para isso, pois existem 4 termos principais usados para descrever a mesma ação.
Fingindo uma lesão
Flopeando
Mergulhando
e Simulação
Cada um destes termos é utilizado para descrever a mesma ação – cair no chão com o objetivo de obter uma vantagem injusta. No entanto, a opção número 4 – simulação – é a mais importante a ter em conta, pois é o termo oficial do futebol utilizado.
Quando você finge uma lesão, mergulha ou fracassa no futebol, isso é oficialmente conhecido como “simulação”. Este é o termo utilizado nas regras oficiais do jogo de futebol que descreve a simulação como “Uma ação que cria uma impressão errada/falsa de que algo ocorreu quando não aconteceu; cometido por um jogador para obter uma vantagem injusta“ [fonte]
Agora vamos dar uma olhada nas 5 razões para fingir uma lesão.
1. Atraia a atenção do árbitro
A primeira e mais básica razão para um jogador fingir uma lesão é chamar a atenção do árbitro.
O árbitro é o tomador de decisão final sobre tudo o que acontece no campo de futebol durante um jogo. O que eles dizem vale.
Se um jogador quiser que alguma decisão seja tomada a seu favor, o árbitro deve estar convencido de que essa é a decisão correta. É aqui que entra o fracasso ou a simulação de lesões.
Se um jogador acredita que foi injustiçado de alguma forma durante um jogo, ou simplesmente deseja obter vantagem sobre o adversário, então ele quer que o árbitro saiba disso.
Para conseguir isso, eles farão algo dramático, como fingir uma lesão ou um fracasso, sabendo que o árbitro não pode ignorar isso. Isso geralmente é acompanhado pelo jogador levantando as mãos para ter ainda mais certeza de que o árbitro os viu.
Se um jogador parecer lesionado, o árbitro tem o dever de ter cuidado para se certificar de que não é muito grave e se o jogo deve ser interrompido devido a esta lesão.
Depois que um jogador mergulha ou está no chão parecendo lesionado, o árbitro não tem outra opção a não ser olhar e tomar uma decisão sobre se o jogo deve pausar ou continuar.
Foi até demonstrado que um jogador que cai ao lado do árbitro tem três vezes mais probabilidade de tomar uma decisão a seu favor do que se o árbitro estiver longe do jogador. [fonte]
Todo jogador sabe que se o árbitro não vir nenhum motivo para interromper o jogo, o jogo continuará.

2. Crie uma oportunidade potencial de marcar gols
Outra razão pela qual um jogador de futebol pode mergulhar e fingir uma lesão é criar uma oportunidade potencial de gol para seu time.
Se o jogador estiver com a posse de bola perto da baliza adversária, mas não conseguir criar uma oportunidade para realmente rematar à baliza, pode decidir que é altura de fingir que está magoado antes que qualquer oportunidade potencial desapareça.
A ideia por trás disso é que o árbitro acredite que o jogador foi lesionado por um jogador da equipe adversária e conceda ao jogador “lesado” uma bola parada perto do gol adversário.
Receber uma bola parada perto da baliza adversária é uma oportunidade clara para a equipa marcar um golo. Quer se trate de um livre ou mesmo de um pênalti, a equipe tem mais chances de marcar do que em um jogo aberto.
3. Para perder tempo
A terceira razão pela qual um jogador pode fingir uma lesão durante um jogo de futebol é perder tempo.
Você deve ter notado que o relógio no futebol não para independentemente do que esteja acontecendo no jogo. Se houver atrasos ou interrupções no jogo, o árbitro simplesmente acrescenta mais tempo ao final do tempo.
No entanto, esse tempo extra adicionado ao jogo geralmente não é exatamente preciso. O tempo adicionado geralmente é menor que o tempo em que o jogo foi pausado e os jogadores de futebol estão cientes disso. [fonte]
Para tirar vantagem disso, não é incomum ver um jogador fingir uma lesão com o objetivo de interromper a jogada pelo maior tempo possível. Isso acontecerá quando uma equipe estiver na liderança ou, ocasionalmente, quando o jogo estiver empatado, se esse resultado for benéfico para a equipe do jogador que está flopando. O jogador sabe que enquanto o jogo estiver parado a equipe adversária terá zero chances de marcar um gol.
Um jogador de futebol famoso por usar essa tática é o jogador de futebol brasileiro Neymar. Suas ações foram analisadas e foi demonstrado que Neymar fracassa em média uma vez a cada 8 minutos e meio quando seu time está na liderança! [fonte]
Dê uma olhada no vídeo abaixo para ver alguns de seus piores fracassos!
4. Punir outro jogador
Outra razão pela qual um jogador pode fingir uma lesão é com o objetivo de punir outro jogador.
Durante um jogo de futebol, há momentos em que dois (ou mais) jogadores de times opostos podem irritar-se e ficar cada vez mais frustrados um com o outro. Isso pode levar um jogador a tentar fazer com que o outro jogador seja punido injustamente.
Uma das formas de fazer isso é convencer o árbitro de que o jogador adversário cometeu uma falta e merece ser punido de alguma forma. Para fazer isso, um jogador pode fingir uma lesão quando o seu adversário está perto dele e esperar que o árbitro acredite que o seu adversário o machucou.
Esta é uma das principais razões pelas quais fingir uma lesão é considerado antidesportivo ou simplesmente injusto. Tentar punir um jogador sem motivo não é uma boa ideia.

5. Tentativa de recuperar a posse de bola
A última razão pela qual um jogador pode fingir uma lesão é na tentativa de recuperar a posse da bola depois de perdê-la.
Às vezes, você pode ver um jogador fracassar momentos após ter sido derrubado ou simplesmente quando perdeu a posse da bola devido à pressão de um adversário ao seu lado.